GDF confirma caso isolado de gripe aviária e ativa canais de alerta à população

Publicado em: 04/06/2025 20:25Tags: , , ,

Compartilhar

Ave silvestre testou positivo no Zoológico de Brasília; autoridades reforçam que não há risco imediato à saúde pública

O Governo do Distrito Federal confirmou um caso isolado de gripe aviária em uma ave encontrada morta no Zoológico de Brasília. Após a análise laboratorial, foi identificado o vírus em um irerê, espécie de ave silvestre comum na região. O local foi interditado preventivamente até o dia 12 de junho.

Segundo a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), nenhum outro animal do parque apresentou sinais da doença. Um raio de três quilômetros ao redor do zoológico está sob vigilância intensiva, com ações de monitoramento e inspeção de outras aves.

A gripe aviária é considerada de baixa transmissibilidade para humanos, e os servidores que tiveram contato com a ave contaminada estão sob acompanhamento da Vigilância Sanitária, sem registro de sintomas até o momento.

A população deve evitar contato com aves que apresentem comportamento anormal ou estejam mortas. Em caso de suspeita, é possível acionar os canais de atendimento da Seagri: pelo WhatsApp (61) 99154-1539 ou por e-mail, enviando imagens ou vídeos para auxiliar na triagem técnica.

O GDF também esclareceu que a carne de frango e ovos vendidos regularmente seguem seguros para consumo, desde que sejam bem cozidos. As atividades agropecuárias seguem funcionando normalmente, com alto padrão de biossegurança.

InstagramSiga no Instagram

WhatsAppEntrar no grupo do WhatsApp

Faça um comentário